Potsdam Institute for Climate Impact Research (PIK) - 2012/02/07 – A mudança climática tem um impacto sobre as florestas, campos, rios – e, assim, sobre os seres humanos que respiram, comem e bebem. Para avaliar esses impactos de forma mais precisa, uma comparação global informatizada baseada em simulações de todo o mundo vai começar em fevereiro. Pela primeira vez, os setores que vão desde os ecossistemas como a agricultura, abastecimento de água e saúde serão analisadas em um quadro comum. Os modelos serão fornecidos por mais de duas dúzias de grupos de pesquisa dos Estados Unidos, China, Alemanha, Áustria, Quênia e Holanda, entre outros. Os cientistas vão investigar quais os resultados são consistentes, onde há dúvidas e por quê. O projeto será coordenado pelo Potsdam Institute for Climate Impact Research (PIK) e pelo International Institute for Applied Systems Analysis (IIASA).
03 a 06/07 – VI Colóquio Latino-Americano sobre Recuperação e Preservação do Patrimônio Industrial
O Comitê Brasileiro para a Preservação do Patrimônio Industrial, o TICCIH Brasil, sente-se honrado em contar com o apoio da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, do SESC SP e da Cinemateca Brasileira para sediar VI Colóquio Latino-Americano sobre Recuperação e Preservação do Patrimônio Industrial, reunião internacional que dará continuidade ao debate sobre o legado cultural associado à indústria, motivo que levou a constituição do TICCIH, The International Committee for the Conservation of the Industrial Heritage em 1978.
São Paulo terá a oportunidade de reunir especialistas, pesquisadores e administradores de instituições culturais dos países latino-americanos, da Europa e do EUA, que apresentarão estudos recentes e experiências geradas em função da preservação da memória industrial.
Esperamos propiciar neste evento, um momento proveitoso para o intercâmbio cultural e institucional acerca da preservação do Patrimônio Industrial, que ainda necessita da devida valorização como parte importante do patrimônio cultural brasileiro e do futuro de nossas cidades.
Chamada para trabalhos – inscrição de artigos e pôsteres – até 05/03/2012 – Download do Edital
DF e Entorno aprovam protocolo para criação de consórcio que vai administrar resíduos sólidos
O protocolo para criar o consórcio público da Região Integrada do Entorno do Distrito Federal (Ride), que será responsável pela administração da coleta de resíduos sólidos na capital do país e municípios goianos e mineiros vizinhos, foi aprovado nesta sexta-feira (10). Na reunião, o governo do Distrito Federal apresentou uma nova redação do protocolo, criado em 2010, aos representantes das cidades do Entorno, o que gerou alguns protestos.
Os representantes do governo do DF garantem que as mudanças no protocolo não alteraram o conteúdo acertado em 2010. A intenção das alterações foi a de acelerar o processo burocrático, para que o DF pudesse iniciar o projeto de formação do consórcio antes mesmo da definição do governo de Goiás de participar do empreendimento.
Os representantes de alguns municípios goianos e do próprio governo de Goiás se sentiram desconfortáveis com a iniciativa do DF, pois o texto original do protocolo já havia sido encaminhado às câmaras municipais e está em processo de aprovação pelos vereadores.
A criação do consórcio é importante para inserir o DF e o Entorno na nova política nacional de resíduos sólidos, que prevê o fim dos chamados lixões e a instalação de aterros sanitários com rigoroso controle ambiental. Os municípios do Entorno dependem da economia do Distrito Federal e das políticas públicas desenvolvidas na capital do país.
Fonte: Ambiente Brasil - 13/02/2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário